Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Chaptalia chapadensis D.J.N.Hind CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 19-03-2012

Criterio: B2ab(ii,iii);C2a(ii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre em áreas de Campos Rupestres no Morro do Pai Inácio, na região da Chapada Diamantina. É endêmica do Estado da Bahia e tem AOO calculada em 4 Km². Apesar da região estar protegida por uma unidade de conservação (SNUC), é intensamente visitada por turistas, o que causa declínio na qualidade do habitat. Além disso, a espécie está suscetível a eventos estocásticos uma vez que ocorre em apenas uma localidade conhecida, que abriga a pequena população da espécie. Recomendam-se monitoramento e estudos populacionais para a espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Chaptalia chapadensis D.J.N.Hind;

Família: Asteraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Ocorre no morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina, BA (Hind, 1999; Monge; Roque, 2010).

Ameaças

1.4.2 Human settlement
Incidência national
Severidade medium
Detalhes A Caatinga e suas unidades de conservação (SNUC) também sofrem com problemas fundiários que ocasionam muitas das ameaças descritas para a região (Leal et al., 2003).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência national
Severidade high
Detalhes A Caatinga é uma das maiores e mais distintas regiões brasileiras. Ela compreende uma área aproximada de 800.000 km², representando 70% da região nordeste e 11% do território nacional. Utilizando somente as informações do IBGE (1993), estimou-se que a cobertura por atividades agrícolas na região é de 201.786 km². Esta área modificada se estende por praticamente toda a Caatinga. Adicionando a área de impacto das estradas à área estimada pelo IBGE e considerando a largura do impacto de antropização causado pelas estradas de 1 a 10km, estima-se que as áreas alteradas da caatinga variam de 223.100km² (30,38%) a 379.565 km² (51,68%). Independente da estimativa adotada, uma importante parcela da área da Caatinga foi bastante modificada pelas atividades humanas. Algumas dessas áreas, previamente ocupadas pela agricultura, possuem grande risco de desertificação, exigindo ações urgentes de restauração da vegetação original (Leal et al., 2003).

1.7 Fire
Incidência national
Severidade high
Detalhes Leal et al. (2003) identificaram o desmatamento para extração de lenha e a presença de incêndios como duas das principais ameaças encontradas nas unidades de conservação (SNUC) da Caatinga; também foram citados problemas fundiários e de funcionamento da unidade de conservação, associados à estas ameaças.

1.3.3 Wood
Incidência national
Severidade high
Detalhes Leal et al. (2003) identificaram o desmatamento para extração de lenha como uma das maiores ameaças a biodiversidade da Caatinga e suas unidades de conservação (SNUC).

Ações de conservação

1.2.2.2 National level
Situação: on going
Observações: Citada no Anexo II da Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008) e na Lista da Biodiversitas de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção na categoria "Criticamente em perigo" (CR) (Biodiversitas, 2005).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre no PARNA Chapada Diamantina, Lençóis, BA (Hind, 1999; CNCFlora, 2011).

Referências

- HIND, D.J.N. Notes on Chaptalia (Compositae: Mutisieae) in Brazil., Kew Bulletin, v.54, p.933-939, 1999.

- MONGE, M.; ROQUE, N. Chaptalia chapadensis in Chaptalia (Asteraceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB016048>.

- LEAL, I.R.; TABARELLI, M.; SILVA, J.M.C. Ecologia e conservação da Caatinga. 2003.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Chaptalia chapadensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Chaptalia chapadensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 19/03/2012 - 20:21:23